terça-feira, 3 de abril de 2012

Suest/RN reúne gestores dos municípios contemplados com cisternas



               Superintendência Estadual do RN 




            A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual no Rio Grande do Norte, reuniu na terça-feira (27/03) os prefeitos dos municípios do Semiárido Potiguar, contemplados com a construção de cisterna, fruto de dois convênios: um entre a Funasa e o Governo do Estado, e outro, diretamente com três municípios potiguares.
            No convênio com o Governo do Estado, são contemplados 11 municípios, no qual a Funasa repassará para o estado aproximadamente R$ 8,6 milhões. Os 11 municípios beneficiados, são: Caicó (364 cisternas); Campo Redondo (116 ); Jaçanã (24); Jardim de Piranhas (373); Lagoa d’Anta(15); Lajes Pintada(73); Monte das Gameleiras (43); Serra Caiada (121); Serra Negra do Norte (75); Tangará (66) e Timbaúba dos Batistas(15 cisternas), totalizando 1285 cisternas. Direto com os municípios a Funasa assinou convênios para a construção de cisternas nos municípios, de: Coronel Ezequiel (45 cisternas), São José de Campestre (63) e Serra de São Bento (124), totalizando 232 cisternas. Nos dois convênios será beneficiada uma população de aproximadamente 6 mil pessoas.
            Para o Engenheiro Alfredo Guerra, da Presidência Funasa, que atua na Coordenação Geral de Engenharia Sanitária (Cgesa), em Brasília; a reunião teve o objetivo de fazer o “acompanhamento das ações de construções de cisternas’’, dos convênios celebrados em 2011. Outro ponto importante, foi definições de procedimentos de avaliação periódicas, enfatiza Guerra. O Prefeito de Tangará, Jorge Eduardo de Carvalho Bezerra (Jorginho), disse que as cisternas irão “aliviar o sofrimento” das pessoas, que há muito tempo vem sofrendo com a falta de água. Ele informou ainda, que já fez vários convênios com a Funasa, para implantação de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), nas comunidades onde as residências são próximas. Segundo ele, as cisternas vão levar água para as populações que vivem em comunidades rurais, onde as moradias são dispersas, contribuindo dessa forma, para sua universalização – enfatizou.
            O Engenheiro Antonio Barbosa – chefe da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp), a reunião teve o intuito de repassar informações aos técnicos do Governo do Estado e aos gestores municipais, sobre a execução dos serviços. Ele esclarece que estas atividades fazem parte da primeira etapa  do Programa Brasil Sem Miséria (PBSM) e que a Funasa já está as providências para a segunda etapa, “para resolver de vez com o problema da falta de água nas populações carentes – reforça Barbosa.
        

               
 fonte:           
Superintendência Estadual no Rio Grande do Norte
Israel Lucas

Nenhum comentário: