quarta-feira, 10 de julho de 2013

               
Superintendência Estadual do RN



Funasa: convênios também para Ações de Educação em Saúde em Ambiental

Os municípios do Rio Grande do Norte que desejarem pleitearem recursos por meio de convênios com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão pertencente ao Ministério da Saúde, para realizarem de Ações de Educação em Saúde Ambiental, terão até o dia 11 de julho para enviar se propostas, por meio de cartas-consulta, no site: www. Funasa.gov.br . Ao acessar o Edital de Chamamento  Público  nº 01/2013, no site, os interessados terão as informações necessárias para o cadastramento.
Funasa reconhece a Educação em Saúde Ambiental como uma área de conhecimento técnico que contribui efetivamente na formação e o desenvolvimento da consciência crítica do cidadão, estimulando a participação, o controle social e sustentabilidade socioambiental, utilizando entre outras estratégias a mobilização social, a comunicação educativa/informativa e a formação permanente.
Entende a Educação em Saúde Ambiental como um conjunto de práticas pedagógicas e sociais, de conteúdo técnico, político e científico que no âmbito das práticas de atenção à saúde, deve ser vivenciada e compartilhada por gestores, técnicos, trabalhadores, setores organizados da população e usuários do SUS.
                             Linhas de projeto passíveis de financiamento:
a)           Educação em Saúde Ambiental para a promoção da saúde em comunidades especiais (remanescentes de quilombos, reservas extrativistas, assentamentos da reforma agrária e ribeirinhas).
b)           Educação em Saúde Ambiental para população em situação de vulnerabilidade socioambiental.
c)           Educação em Saúde Ambiental para sustentabilidade socioambiental e sanitária de comunidades.
d)           Educação em Saúde Ambiental voltada para a melhoria da qualidade da água para consumo humano.
e)           Educação em saúde ambiental para a promoção da saúde das populações do semiárido brasileiro.
f)           Fortalecimento das ações de saúde ambiental nos municípios.
g)           Educação em saúde ambiental em projetos de coleta, reciclagem e destinação de resíduos sólidos.
h)           Educação em saúde ambiental em comunidades em situação de riscos ocasionados por desastres naturais.

            Com intuito de mobilizar os municípios para fazerem os seus cadastros a Superintendencia Estadual da Funasa, no Rio Grande do Norte (Suest/RN), enviou ofícios destinados a todos os gestores municipais, comunicando da oportunidade que os mesmo estão tendo de executarem as ações educativas nos seus municípios por meio de convênios pactuado com a Funasa.
              Mais informações serão obtidas no síte da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), no endereço eletrônico: http://www.funasa.gov.br , ou pelos telefones (61) 3314.6328, (61) 3314.6457 e (61) 33146530.

Superintendência Estadual no Rio Grande do Norte

Israel Lucas

Nenhum comentário: