sexta-feira, 24 de maio de 2013

VULTOS DA NOSSA TERRA


José Rodrigues Filho, nasceu no dia 02 de Março de 1900, na localidade denominada Sítio Carnaúba, neste município de Lagoa d’Anta-RN, filho de José Rodrigues da Silva e de Marçonila Rodrigues da Silva.Desde pequeno trabalha na agricultura com seus pais.Sua família era de Monte das Gameleiras - RN.
     Zé Rodrigues, como era conhecido, casou-se com Sebastiana Rodrigues da Silva e juntos tiveram 25 filhos, 16 homens e 09 mulheres. Zé Rodrigues foi o criador da primeira Padaria de nossa cidade, que serviu de suporte para o desenvolvimento do comércio do nosso município. Além de Pão, José Rodrigues vendia farinha, feijão, açúcar, café e outros produtos.
      Na sua panificadora, ele trabalhava com seus filhos e fazia de tudo para atender seus clientes. Vendia a prazo e não tinha tempo determinado para o freguês pagar, ele esperava a safra pacientemente e as pessoas pagavam certinho tudo aquilo que devia na panificadora de seu Zé Rodrigues
      Com o crescimento das vendas, Zé Rodrigues abriu vagas para gerar trabalho, pois os filhos estavam crescidos e precisavam trabalhar por conta própria, para adquirirem seus próprios recursos. Então no ano de 1959, Zé Rodrigues comprou um caminhão e entregou ao seu filho Antonio Rodrigues, conhecido popularmente por Tota Rodrigues, que passou a fazer viagens para as feiras das cidades vizinhas, tais com: Nova Cruz, São José de Campestre, Santo Antonio etc. Esse carro era novidade na cidade, alva visto que naquela época automóvel era uma coisa do outro mundo. Com o tempo, Tota Rodrigues passou a fazer viagens de Lagoa d’Anta à Itumbiara no estado de Goiás, nesse famoso caminhão.
      José Rodrigues Filho contribuiu e muito para o desenvolvimento do nosso município, ele faleceu no dia 16 de Outubro de 1979 em sua residência, na Rua: Ricardo de Morais N° 51, deixando saudades aos amigos e familiares, seu sepultamento ocorreu no cemitério local. 


Fonte: Professor Júnior Bezerril
Lagoa d’Anta-RN
Júnior.bezerril@hotmail.com                              


Nenhum comentário: