sábado, 11 de maio de 2013

HISTÓRIA E TRADIÇÃO - ALGUNS DOS PERSONAGENS ILUSTRES DESTES 51 ANOS DE LAGOA D'ANTA

Neste dia 11 de Maio a nossa querida cidade de Lagoa d'Anta completa 51 anos de emancipação política. Nesta pequena e pacata cidade vive um povo que representa o seu maior patrimônio, mesmo nos momentos de maior crise, sua gente não desanima e nem perde a alegria de viver. Esta é uma singela homenagem que o blog presta a esta terra tão amada, terra de gente trabalhadora e honesta que com seu suor e esforço construíram a cidade que tanto amamos. Uma terra repleta de homens e mulheres virtuosos e marcantes que fizeram a história de Lagoa d'Anta, como: Nô Pinheiro (in memorian), ex-prefeito que diante de uma crise financeira foi ordenado por seu pai para que vendesse seu rebanho bovino para pagar o vencimento dos funcionários públicos. Fato impensável para os dias atuais. Nô Guedes (in memorian), que de próspero comerciante enveredou pela política, transferindo o seu patrimônio para o povo. Matias Corcino (in memorian), que era comerciante do ramo atacadista e deixou como legado a instalação de energia elétrica no município. Pedro Lopes, homem simples que expandiu enormemente a cidade. Foi prefeito por duas vezes e agora elegeu seu filho para dar continuidade ao seu legado. Antônio Preto, outro exemplo de honestidade e benevolência, fez de sua residência a casa do povo. Maria José Laurentino (in memorian), mulher de fibra que ajudava aos pobres sem medida. Antônio Avelino da Silva (in memorian), que de homem humilde se tornou próspero agricultor, contribuindo muito com o desenvolvimento do município. Severino Guedes de Moura (in memorian), homem trabalhador e grande articulador político importante agricultor, foi vereador e o prédio da Câmara Municipal dos Vereadores leva seu nome. João Ricardo de Morais (in memorian), mais um destes seres humanos nos quais a honestidade prevalece acima de tudo. Foi vereador e vice-prefeito da cidade e um dos pioneiros da igreja Assembleia de Deus em Lagoa d'Anta. Chico Vidal, foi vereador por cinco vezes consecutivas, é empresário do ramo da farinha de mandioca e desde sempre contribuiu e contribui com a geração de emprego e renda do município. Chico Pedro (in memorian), pai da ex-prefeita Giza, exemplo de retidão de caráter que levou sua vida em fazer amigos e plantar o bem. Maria do Rosário (in memorian), avó do jogador Renato Cajá, contribuiu para amenizar o sofrimento dos menos favorecidos através do seu trabalho social. Manoel Olavo, um dos homens mais cultos de Lagoa d'Anta, auto-didata, fez da sua vida um eterno aprendizado e transmissão deste saber. Santo Batista, no início da povoação de Lagoa d'Anta era o "médico" da cidade, apesar de nunca ter estudado medicina, receitava e fazia remédios caseiros e distribuía-os para a população. Antonio de Nezinho  (in memorian), por muitos anos foi carteiro sem remuneração trazendo as correspondências dos filhos ausentes para seus familiares como também os valores financeiros, nunca se negou a fazer favores a ninguém. 
Estes homens e mulheres nasceram, cresceram e viveram em Lagoa d'Anta, tornando-se parte de toda sua história, contribuindo para o bem, fazendo da vida das pessoas algo melhor. Homens e mulheres que se preocupavam em amar ao próximo como a si mesmo, que através de sua presença fizeram Lagoa d'Anta chegar aos dias atuais tendo percorrido um belo caminho, cheio de glórias, felicidade e prosperidade. Muitos deles já se foram descansar ao lado do Pai, mas deixaram em nós sua marca e seu legado, dos quais nunca nos esqueceremos.
Não podemos deixar de citar aqueles que hoje também ajudam a escrever a história atual do nosso município. As irmãs Jacira e Jandira, foram professoras por muitos anos contribuindo com a educação de muitos Lagoadantenses. Juarez Vidal, Franciraldo Laurentino, Elivaldo "Valdinho" Jácome, Alberto "Betinho" Vidal, Flavinho Frazão, Dr. Flávio Alexandre, Amanda Andriola, Elielba Bento, Pe. Valberto Messias, Pe. Marcelo Cezarino são algumas das pessoas que têm elevado o nome de Lagoa d'Anta com seu trabalho e competência nos dias atuais.
O blog, em nome de toda a população lagoadantense, agradece a estes ícones de nossa sociedade que tanto fizeram e fazem pelo engrandecimento da nossa querida Lagoa d'Anta. É claro que Lagoa d'Anta não se resume apenas a estes nomes, poderíamos citar inúmeras outras pessoas que igualmente construíram a cultura e a história desta terra, fica aos que não citamos o mesmo agradecimento por fazer parte de tudo isto que hoje chamamos de lar.
Viva Lagoa d'Anta! Terra que amamos, que defendermos incondicionalmente por toda nossa vida. Terra mãe de personagens tão ilustres e únicos. Terra que acolhe com carinho os seus visitantes. Terra de um povo orgulhoso, próspero, feliz, amável, amigo e acima de tudo LAGOADANTENSE.

3 comentários:

Belisario-Cajazeiras-Pb disse...

Justa homenagem, a todo(as),realmente estas pessoas fizeram e estao fazendo a historia de Lagoa Danta.

Joacildo disse...

Caro amigo Ricardo, as homenagens foram justas más, ouve um pequeno esquecimento, Antônio de Nezinho por muitos anos foi carteiro sem remuneração trazendo as correspondências dos filhos ausentes para seu familiares com também, os valores financeiros, nunca se negou de fazer favor a ninguém, Jandira e Jacira forma professoras por muitos anos contribuindo com a educação de muitos lagoadantense más, como errar é humano ficamos aqui agradecidos pela a vossa valiosa contrbuição.
Cordialmente,
Joacildo Padilha Bezerril

RICARDO ANDRÉ disse...

Meu caro Joacildo realmente foi uma falha muito grande do blog, pedimos humildemente desculpas, desde já agradecemos pela valorosa contribuição e colocamos os devidos créditos a tão ilustres conterrâneos.