quinta-feira, 29 de setembro de 2011

VULTOS DA NOSSA TERRA

                                   

                                                        

       Antonio Avelino da Silva, filho de Avelino Teodoro da Silva e Joana Joaquina da Silva, nasceu no dia 25 de Setembro de 1918, na localidade denominada Sítio Queimadas, no Município de Serra de Dona Inês no Estado da Paraíba.
       Antonio Avelino, como era conhecido passou toda sua infância ao lado de sua família. No ano de 1938, aos 20 anos de idade, começou a viajar para o Rio Grande do Norte, era agricultor e comercializava suínos.Na cidade de Lagoa d’anta-RN, conheceu Maria Nazaré da Silva, onde no ano de 1940 aos 22 anos casou-se com a mesma na Igrejinha do outro lado da Lagoa. Igrejinha essa que ficava situada na propriedade do senhor José Justino da Cruz. Seu Antonio Avelino contava com alegria que casou-se nessa igrejinha e quem celebrou seu matrimônio foi Padre Benjamim,que vinha de Santo Antonio-RN á cavalo celebrar missas naquele local. Antonio e Nazaré tiveram 25 filhos, 15 homens e 09 mulheres. Criaram-se nove. Cinco mulheres e quatro homens.
         Antonio Avelino e Maria Nazaré foram morar na cidade de São José de Campestre-RN, depois,foram morar na cidade de Macaíba-RN, retornaram a Lagoa d’Anta e Antonio Avelino continuou no comercio de suínos.
       Na década de 50, Antonio Avelino comprou uma pequena propriedade ao seu sogro Ricardo Jacó de Moraes, na localidade denominada Sítio Lagoa-Queimada neste Município de Lagoa d’Anta-RN, onde comercializava agave ( Sisal ) ele vendia esse produto para a usina Sambra no Estado da Paraíba.O interessante é que ele levava o Sisal de sua propriedade para vender na Paraíba e vinha com mercadorias tais como: açúcar,carne, feijão,óleo,café, e outras,para vender nas cidades de Lagoa d’Anta,São José de Campestre,Nova Cruz-RN,Passa e Fica-RN e outras cidades.Era um homem muito trabalhador e acima de tudo um grande ser humano.
       No ano de 1961, comprou uma propriedade no outro lado da lagoa medindo 100 hectares ao senhor Francisco Corcino Freire, conhecido popularmente por Chico Corcino. Lá Antonio Avelino começou a criar gado e passou a ser um dos maiores agropecuarista do nosso Município. Homem honesto, digno pessoa de um grande coração, um grande pai e um cidadão que contribuiu e muito para o desenvolvimento econômico do nosso Município. Carinhosamente os familiares o chamavam de Papai Tonho.
       Antonio Avelino faleceu no dia 10 de Outubro de 2006 no Hospital Antonio Prudente na cidade de Natal-RN, vítima de um infarto, aos 88 anos, deixando saudades aos amigos e familiares. Seu sepultamento ocorreu no cemitério local. No ano de 2010, os filhos levaram seus restos mortais para ficarem ao lado de sua esposa Maria Nazaré no Cemitério Público de Macaíba RN. Antonio Avelino partiu deixando nove filhos, 37 netos e 31 bisnetos.



fonte : Livro vultos da nossa terra- Junior Bezerril

Nenhum comentário: