quarta-feira, 7 de setembro de 2011

VULTOS DA NOSSA TERRA


Elpídio Pinheiro Bezerril, conhecido por Nô Pinheiro, nasceu no dia 01 de Maio de 1910, na localidade denominada Catolé, no município de Santo Antonio-RN. Filho de Antonio Pinheiro Bezerril e Olívia Leopoldina Bezerril.
Elpídio desde pequeno trabalhava na agricultura e na criação de gado com seus pais e irmãos. Veio morar em Lagoa d’Anta-RN com sua família na década de 30, seu pai, instalou aqui em Lagoa d’Anta um comércio para ele. Então, Nô Pinheiro tornou-se assim o primeiro comerciante de nosso município.
No ano de 1948, casou-se com Carlinda Gomes da Silva, na Igreja Santa Terezinha, nesta cidade, quem celebrou esse casamento foi Padre Pedro Rebouças de Moura, conhecido por Padre Pedro. Nô e Carlinda tiveram 17 filhos, 12 mulheres e 05 homens.
Elpídio Pinheiro Bezerril, foi o primeiro prefeito eleito pelo voto popular em nosso município, candidatou-se contra Francisco Guedes de Moura, o popular Nô Guedes no ano de 1963 e venceu as eleições com uma maioria de 12 votos. Quando assumiu a Prefeitura no dia 01 de Janeiro de 1964, Nô Pinheiro passou 1 ano e 4 meses sem receber o FPM (Fundo de Participação do Município) e passou por muitas dificuldades em sua administração. Seu pai sugeriu que ele vendesse todo o seu gado e pagasse aos funcionários e assim Nô Pinheiro fez, reuniu todo funcionalismo, mandou fazer uma fila enorme e pagou todo atrasado, esse fato ficou marcado na história de Lagoa d’Anta.Uns diziam que ele foi muito tolo em fazer isso, outros diziam que ele foi correto, mais ao entrevista-lo, ele apenas respondeu: fiz apenas o que era justo.Nô Pinheiro administrou Lagoa d’Anta de 1964-1968
Obras feitas por Elpídio Pinheiro Bezerril:
  • A barragem (reservatório de água, que sustenta a população até os dias atuais
  • Uma Bueira, perto de João Ricardo, (passagem para pedestres e automóveis), pois quando chovia as pessoas ficavam impedidas de chegar à cidade.
  • Construção do balde da Lagoa,usando lombos de animais para transportar o barro.
  • Abriu estradas que ligou nosso município aos municípios vizinhos.
Elpídio Pinheiro Bezerril, foi sem dúvida a primeira pessoa a abrir os horizontes para o crescimento e desenvolvimento econômico do nosso município. Faleceu no dia 26 de Outubro de 2006 em sua residência na Rua: João Bezerril, aos 96 anos de idade deixando 11 filhos, 22 netos e nove bisnetos. Seu sepultamento ocorreu no Cemitério local.


fonte ; jailsonsantos.com

2 comentários:

Heriberto disse...

Sim, conheci seu Nô Pinheiro como era conhecido por todo nós, era uma pessoa querida por todos lagoandentense, homem honesto, simples, humilde e de uma humanidade gigantesca, tenho muito orgulho do meu pai ter sido Vice Prefito junto com ele, pessoa que sempre fez o bem para a população de nossa cidade.

Joacildo Padilha Bezerril disse...

Ser honesto foi um legado deixado por Pinheiro,pai de Nô e nosso avô. Por isso, é melhor um tolo honesto do que ser sabido desonesto. Parabéns pela homenagem a essa figura querida em Lagoa D'anta, exemplo para os políticos de hoje.