quarta-feira, 3 de agosto de 2011

VULTOS DA NOSSA TERRA

Antonio Cipriano Lopes, conhecido por Tota Lopes, nasceu no dia 29 de Abril de 1939 no Sítio Angicos, município de Mamanguape no Estado da Paraíba-PB. Filho de Manoel Cipriano Lopes e Leotina Feliciano de Medeiros. Tota Lopes, como era conhecido, veio morar na localidade denominada Sítio Lancha, neste município de Lagoa d’Anta-RN, aos 02 anos de idade.
Tota Lopes tinha um sonho desde pequeno, ele dizia aos seus pais que um dia seria um grande fazendeiro. Homem trabalhador disposto, sempre ajudou seus pais na agricultura. No ano de 1966, aos 27 anos de idade. Casou-se com a Senhora Terezinha Bezerril, no dia 24 de Dezembro de 1966, na Igreja Santa Terezinha, nesta cidade de Lagoa d’Anta-RN, e juntos tiveram 08 filhos, sendo 06 mulheres e 02 homens.
Tota Lopes, como era conhecido, foi a primeira pessoa a colocar uma casa de farinha mecanizada em nosso município, isso trouxe bastante curiosidade aos populares, pois as pessoas iam a sua indústria só para olhar os equipamentos de nova geração. Tota Lopes vendia farinha para a cidade de Feira-Nova, em Pernambuco, e para outras cidades do Brasil, pois a qualidade da farinha era ótima e atraiía compradores de vários lugares.

Com a indústria mecanizada, a tendência era que Tota Lopes saísse em busca de uma maior quantidade de mandioca. E isso ele fazia, com seu caminhão percorria várias cidades do nosso estado em busca do produto. Com a entrada dos compradores pernambucanos, o produto foi ficando escasso. Então Tota Lopes começou a comprar mandioca no Estado da Paraíba, precisamente nas cidades de Araruna, Cacimba de Dentro e Campo de Santana.
E o pior aconteceu, no dia 17 de Maio de 1995, Tota Lopes vinha da cidade de Araruna na Paraíba juntamente com seu motorista Minal, seu sogro Genésio Corcino e um ajudante conhecido por Arnaldo Baié. O caminhão vinha carregado com 15 toneladas de mandioca. Na curva mais perigosa o caminhão capotou tirando-lhe a vida. Nesse trágico acidente também morreu seu motorista conhecido por Minal. Genésio seu sogro e o ajudante Arnaldo Baié, tiveram apenas ferimentos leves.
Os Corpos de Minal e Tota Lopes, foram levados para o Hospital de Araruna no Estado da Paraíba e a população de Lagoa d’Anta-RN, ficou esperando, pois muitos achavam que eles tinham sobrevividos a essa tragédia. Mas depois de algumas horas, chegou a notícia das mortes. Foi um dia muito triste para toda população, pois Tota Lopes era muito querido na comunidade. Ele contribuiu de forma significativa com desenvolvimento econômico do nosso município.
Tota Lopes faleceu muito novo, aos 44 anos de idade, deixando saudades aos amigos e familiares. Seu sepultamento ocorreu no Cemitério local.

Fonte: jailsonsantos.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Que trabalho maravilhoso Ricardo você está fazendo, resgatando a memória de pessoas tão importante para o nosso municipio, pois conheci Tota Lopes era uma pessoa boa, humano, honesto se preoculpava com as pssoas de nossa terra, com certeza todos Lagoandantense tem saudade dele.

Heriberto disse...

Ricardo estou muito feliz por você está fazendo este trabalho de resgatar a memória de pessoas tão importante do nosso município, Tota Lopes pessoa que conheci, homem honeste, de caráter, cumpridor com os seus deveres e compromissos, tinha um pensamento progressista e se preoculpava com as pessoas mais umilde do nosso de nossa cidade.