sexta-feira, 29 de julho de 2011

VULTOS DA NOSSA TERRA

O site jailsonsantos.com iniciou  um trabalho precioso de resgate do patrimônio histórico e cultural da cidade de Lagoa d'Anta, contando com  o relevante trabalho de pesquisa realizado pelo professor Junior Bezerril .Vejam o que disse Jaílson Santos.
Apartir de hoje, faremos um trabalho de resgate histórico da memória dos nossos antepassados. Para elaborar esse trabalho muitas pessoas foram ouvidas e também seus familiares, suas histórias, biografias. O professor Júnior Pinheiro Bezerrril, responsável pelas pesquisas que aqui serão postadas, Levou em conta a contribuição que cada um deu ao desenvolvimento social, econômico e político do nosso município.
Nesse fantástico trabalho, queremos mostrar a importância dos nossos verdadeiros heróis e que acima de tudo, eles não caíssem no esquecimento, pois se somos o que somos devemos sem sombra de dúvida a essas grandes figuras que iniciaram a construção do nosso município e da cidade pela qual nos orgulhamos de ser filhos                                                                                                                                                                                      


Antonio Pinheiro Bezerril conhecido por seu "Pinheiro", nasceu no dia 25 de Junho de 1884 na cidade de Pedro Velho-RN. Filho de João Bezerril e de Maria Joaquina Bezerril. Aos 07 anos de idade perdeu seu pai e foi morar com sua tia, Maria Bezerril, na cidade de Guarabira no Estado da Paraíba. Aprendeu a ler e escrever, logo cedo. Quando ia trabalhar na roça, levava de baixo do chapéu a tabuada e a cartilha e quando tinha um tempinho, corria para debaixo de uma árvore e começava a estudar. Sua tia ensinou-lhe as letrinhas no chão do roçado e assim rapidamente ele aprendeu a ler e escrever. Ela notando o quanto ele era inteligente o matriculou num colégio em Guarabira-PB, lá Antonio Pinheiro Bezerril concluiu o curso primário, que na época era um orgulho para qualquer pessoa.
Com o passar do tempo, ele tornou-se um grande comerciante, comprava e vendia gado, com essas andanças, apareceu aqui no Rio Grande do Norte, especificamente na localidade denominada Sítio Baixio no Município de Santo Antonio-RN. Por volta de 1906 conheceu Olívia Leopoldina Xavier, filha do Sr. Felipe Xavier e de Ana Xavier. Casou-se com ela no ano de 1910, aos 26 anos de idade e juntos tiveram 06 filhos. Seu Pinheiro, como era conhecido, fez suas economias e comprou grande parte das terras do Catolé, localidade que fica situada no município de Santo Antonio-RN, lá instalou sua casa sede e ao lado uma casa de farinha. Possuía muito gado e era considerado um grande fazendeiro. Por volta de 1932 veio morar na pequena vila de Lagoa d’ Anta,especificamente na casa onde mora hoje, Antonio Padilha e Terezinha Rodrigues, essa casa foi construída pelo Sr. Tomás Aquino Pereira e seus filhos, casa essa situada  à entrada da cidade. Tomás Aquino, já havia construído a primeira casa de Lagoa d’ Anta, essa casa é hoje onde mora a família do Sr. Chico Pedro, no centro da cidade, haja visto que Tomás Aquino e Mãe Bila, possuiam grande parte da Rua João Bezerril.
Então, seu Pinheiro, deu início ao desenvolvimento político, social e econômico do nosso município. Foi ele o primeiro professor da nossa comunidade, ele dava aula em sua residência e atraia muita gente, as pessoas vinham do Baixio, Catolé, Pau-Queimado e de outras localidades. Ele foi também o primeiro professor a conseguir um contrato no Estado e hoje em sua homenagem existe a Escola Estadual Antonio Pinheiro Bezerril. Ele foi o primeiro Vereador de nossa comunidade, foi uma espécie de Padre, Delegado, ele era quem resolvia os problemas da nossa vila. Ele foi uma figura inesquecível para a cidade de Lagoa d’Anta-RN. Seu Pinheiro faleceu no dia 05 de Agosto de 1974,em sua residência na Rua João Bezerril, aos 90 anos de idade. Seu sepultamento ocorreu no cemitério local.
FONTE: jailsonsantos.com

3 comentários:

Lucinete disse...

Essas pessoas foram e serão sempre exemplos para jovens e adultos de nosso município, pessoas que fizeram o alicerce desta terra, tiveram uma vida exemplar. Parabéns JR. BEZERRIL pela iniciativa deste resgate histórico.

Heriberto disse...

Parabéns Júnior, pelo grandioso trabalho que você está fazendo, resgatando pessoas tão importante e exemplo de vida para a história maravilhosa de nossa cidade.

Joacildo Padilha Bezerril disse...

Nós, netos e bisnetos de pai do Pé,nos sentimos honrados com tamanha deferência ao nosso inesquecível Pinheiro.
Um abraço, Cildo (Neto) e Gabriel(Bisneto).